A venda de mercadorias online mudou a forma de consumo, trazendo à tona cada vez mais os consumidores virtuais. Sendo assim, o avanço tecnológico forçou as empresas a transformarem o modelo de negócios.
Segundo o Indicador de Atividade do Varejo, em 2018 o varejo apresentou um aumento de 2,8% nas consultas para vendas, o que demonstra como a mudança trazida pela tecnologia apresentou enormes marcas para competição.
Logo, hoje é de suma importância que os empresários entendam a importância da jornada do consumidor e que forneçam a melhor experiência para esse cliente.
Sendo assim, este artigo vai tratar das tendências do mercado varejista.
Tendências do mercado varejista
-E-commerce
O e-commerce é a primeira tendência do mercado varejista. A transformação digital é a primeira para o crescimento da sua marca.
O e-commerce é uma loja virtual que funciona como uma vitrine.
-Compra digital
Seguindo a mesma lógica do e-commerce, é a vez das compras realizadas pelo smartphone.
Segundo a Accenture Brasil, a compra por aparelhos celulares é um crescente. Por exemplo, os botões conectados à internet da Amazon que podem fazer o pedido de itens específicos e recorrentes.
-Entender o consumidor
É essencial para a empresa ter um bom entendimento do consumidor, e agora com as redes sociais, é possível traçar muito bem seu cliente e conhecê-lo por inteiro, facilitando a venda de produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes.
-Vivenciar a marca
Com a concorrência disputando a visibilidade nos espaços digitais, é necessário que a empresa crie novas formas de engajamento para atrair seu consumidor, para poder ter uma relação positiva com o cliente, capaz de fidelizar seus clientes que servem muitas vezes como porta voz de suas marcas
Sendo importante criar um relacionamento com o cliente para entender como sempre a sua marca pode ajudá-lo.
-Operações sem fricção
A incorporação de práticas e de experiências de outros departamentos é outra tendência. Com a facilidade advinda de aplicativos como Uber e Ifood que nos oferecem serviços através apenas de alguns cliques, as expectativas do consumidor serão muito altas ao analisar a eficiência de outros serviços.
-Mais informação
O consumidor não está mais interessado apenas nos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas, eles estão também preocupados com os ideais e os objetivos da marca, por isso é tão importante investir em conteúdos para esses possíveis clientes, já que eles podem ser representantes da marca.
-Chatbot
A acessibilidade de várias formas diferentes é importante também, e por isso o uso de “robôs” que conversam com o consumidor já é presente hoje como por exemplo a Alexa, que é assistente virtual da Amazon, que é capaz, através de uma certa inteligência artificial, de realizar compras apenas por voz.
Conclusão
Assim, concluímos que as tendências do mercado de varejo é a tecnologia. E que é preciso entender o cliente para aumentar as vendas e relevância do seu negócio.
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