O processo de precificação de produtos é a chave de ouro para o empreendedor que deseja realmente ver lucro em seu negócio. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, entender a formação de preços se torna vital, a fim de evitar prejuízos no processo de vendas.
Quer aprender como fazer a correta precificação de produtos e melhorar a lucratividade de sua empresa? Leia, o artigo a seguir!
O que é precificação?
O processo de precificação de produtos é extremamente importante para a saúde de qualquer empresa. Quando feita de forma correta, pode trazer inúmeros benefícios com expansão de mercado, satisfação de clientes, lucratividade e etc.
Contudo, caso realizada de forma errada, poderá acarretar grande prejuízos, aumento os seus custos ao invés de sua lucratividade.
Assim, para que este processo possa ser feito de maneira correta, é preciso analisar os custos fixos e variáveis, investimentos, processo de vendas, valor praticado pela concorrência e como a marca é avaliada no mercado.
Por que precificar os seus produtos é importante?
O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio sendo lucrativo. Contudo, é preciso vender os seus produtos de forma correta afim de conseguir atingir o resultado desejado. Desta maneira, atente-se o volume de vendas não necessariamente significa qualidade de suas vendas.
Resumindo, o processo de precificação de produtos, possibilita aumentar o número de vendas e assim potencializar o faturamento e ao mesmo tempo aumentar a sua rentabilidade.
Como fazer a correta precificação de produtos?
Agora que já explicamos um pouco o conceito de precificação de produtos e a importância de calcular corretamente o preço correto de seus produtos. Preparamos cinco passos que vão te ajudar a entender melhor como calcular o preço correto de seus produtos.
Comece pelos custos
O primeiro passo para quem quer começar a fazer a correta precificação de produtos é apurar os custos de produção. Considerando os valores envolvidos na produção e aquisição de um produto, com por exemplo:
- Custos variáveis;
- Custos fixos;
- Custos indiretos;
- Custos diretos.
Também é importante, considerar todos os encargos e tributos que incidem sobre cada produto comercializado.
Composição do preço
Para realizar a precificação de produtos de maneira coerente é preciso aprender como um preço é composto. Elementos como custos, concorrência, consumidor final e valor agregado devem ser considerados durante o processo de precificação de produtos.
Sendo importante, ressaltar que o preço de um produto deve sempre cobrir os seus custos de produção até a sua venda. Portanto está incluso o valor da matéria prima, energia, folha de pagamento de funcionários e etc.
Contudo, também é preciso fazer pesquisa de mercado, afim de entender como e qual o preço que está sendo praticado pela concorrência
Analise da concorrência
Realizar uma análise da concorrência, irá fornecer um importante métrica, pois demostra o valor médio praticado pelo mercado. Assim o preço cobrado pela concorrência direta, serve como um parâmetro.
Fatores como qualidade de um produto e valor agregado, são importantes ferramentas que devem ser estudadas neste momento. Pois permite que essas empresas possam trabalhar com um preço acima do trabalhado no mercado.
A fim de realizar uma boa análise é possível ir atrás de seus concorrentes diretos e indiretos, fazer pesquisas on-line, utilizar a estratégia de cliente oculto e etc. Estás informações contribuíram não somente para o processo de precificação de produtos, como também nas estratégias de vendas.
Valor agregado
Afim de definir um preço ideal para cada mercadoria, falamos da importância de identificar os custos envolvidos, mas também de como é importante avaliar o valor que a empresa tem.
Quando uma empresa apresenta uma qualidade maior em seus produtos, atendimento de qualidade, estratégias de marketing que atraem e retém os seus clientes, eles se tornam verdadeiros defensores de uma marca.
Uma vez que a empresa possui valor agregado aos seus produtos, é possível trabalhar um preço mais altos que praticados no mercado. Para que a faixa de preço ideal, possa ser estipulada é preciso entender o quanto os seus clientes pretender pagar pelos seus produtos.
Gostou de nossas dicas de como fazer o processo de precificação de produtos de maneira correta e competitivo? Utilize o campo de comentário, logo abaixo, para comentar quais estratégias de precificação de produtos você vem utilizando na gestão de sua empresa.
Leia mais artigos como este em nosso blog: Retenção de clientes – Como ganhar a lealdade dos seus consumidores
Compartilhe agora mesmo com sua equipe e amigos em suas redes sociais!