O prazo para declarar o Imposto de Renda 2020 começou e milhares de brasileiros já começaram a fazer as suas declarações. O ideal, quando falamos em encarar o tributo, é não deixar para a última hora e, assim, poder ficar tranquilo.
Para quem ainda não sabe, o período para realizar a declaração vai do dia 2 de março até o dia 30 de abril.
Desta forma, considerando que o processo para declarar o tributo pode levar algum tempo, é fundamental já estar preparado para encarar o leão, mascote do IR (Imposto de Renda).
A maioria dos brasileiros, quando precisam declarar o imposto pela primeira vez, acabam dando de cara com uma enorme quantidade de dúvidas.
Dentre elas, uma das mais reincidentes diz respeito a quem deve ou não fazer a declaração.
Desta forma, este artigo irá abordar, principalmente, sobre quais pessoas devem declarar o Imposto de Renda 2020. Caso seja uma das suas dúvidas, continue acompanhando o artigo e descubra!
Entendendo o Imposto de Renda 2020
O Imposto de Renda é um tributo cobrado pela Receita Federal, anualmente, sobre todos os ganhos tanto de pessoas quanto de empresas.
Portanto, quanto mais uma pessoa recebe durante um ano, mais ela precisa pagar impostos.
Assim como quem tem uma renda menor, também acaba tendo que pagar valores menores com os impostos.
Logo, o Imposto de Renda é um valor cobrado de acordo com todos os rendimentos que uma pessoa teve. O que inclui desde salários recebidos até mesmo prêmios na loteria.
O imposto é aplicado tanto para cidadãos quanto para empresas. Desta forma, ele é separado em duas categorias, o Imposto de Renda para Pessoa Física, conhecido como IRPF, assim como também para Pessoa Jurídica, IRPJ.
Ou seja, a pessoa que vai declarar o Imposto de Renda 2020 precisa informar todos os seus ganhos e gastos em 2019.
Como dito anteriormente, milhares de brasileiros precisam fazer a declaração anualmente.
Contudo, isto não cabe para toda a população. Existem alguns critérios, estipulados pela própria Receita, que limitam a declaração somente para quem se encaixa neles.
Quem precisa fazer a declaração?
A declaração do Imposto de Renda é obrigatória, em primeiro lugar, para todo brasileiro que recebe, anualmente, um valor superior ao que a Receita Federal estipula como teto.
Desta forma, quem, em 2019, teve recebimentos acima de R$28.559,70, deve fazer a declaração.
Outro exemplo bastante comum de brasileiros que devem declarar o imposto se enquadra naqueles que, através de indenizações trabalhistas, doações, entre outros recebimentos que se encaixem como isentos ou não tributáveis, valores acima de 40 mil reais.
Além disso, existem outros casos que obrigam um cidadão a declarar o seu imposto de renda. Desta maneira, acompanhe a seguir:
- Trabalhadores rurais que receberam, através da atividade rural, recebimentos acima de R$142.798,50;
- Pessoas que, no ano anterior, realizaram qualquer operação na bolsa de valores;
- Pessoas que possuem, em seu nome, patrimônio com valor acima de 300 mil. Aqui estão incluídos investimentos, bens móveis e imóveis também;
- Pessoas que, durante o ano de 2019, fizeram a venda de bens ou direitos nos quais houve ganho de capital auferido;
É fundamental se atentar aos prazos para a declaração, visto que o atraso acaba gerando uma multa.
Como é feita a declaração?
É bastante comum encontrar dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda. Isto vale tanto para quem está declarando pela primeira vez quanto para quem já declarou nos anos anteriores.
Além disso, muitas pessoas não sabem, por exemplo, que a declaração deve ser feita através do computador ou até mesmo por tablets e celulares.
Basta o contribuinte acessar o portal da Receita Federal e fazer o download do Programa Gerador de Declaração.
Feito o download, cabe ao contribuinte seguir todos os passos existentes, informando todos os seus rendimentos e despesas. Ao final, após ter se certificado que tudo está certo, basta enviá-la.
Para aquelas pessoas que encontrarem dificuldades ou se sentirem inseguras demais para fazer a declaração, contar com uma contabilidade é a principal solução.
Desde o preenchimento de todos os campos exigidos no programa até o próprio envio do Imposto, um serviço especializado na área é de extrema importância.
Portanto, se você tem dificuldades para declarar o Imposto de Renda 2020, fale com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!
Aproveite para acessar nosso blog e aproveite para ler: Cinco dicas para manter pequenas empresas organizadas