Cinco dicas para manter pequenas empresas organizadas

cinco-dicas-para manter-pequenas-empresas-organizadas

Se você, empreendedor, quer ver sua pequena empresa crescer de forma saudável e organizada em 2020, você precisa começar com o pé direito, além de adotar estratégias corretas.

Para manter sua empresa sempre organizada durante este ano, será preciso entender a importância de uma abordagem estratégica dentro de uma empresa.

Devido a disponibilidade um orçamento maior, as grandes empresas podem apresentar uma maior facilidade, além de dispor de um quadro maior de funcionários e mais tempo para se dedicar a organização de cada processo.

Contudo, a desorganização pode afetar todos os tipos de empresas, do micro a grande empresa. Veja a seguir nossas cinco dicas para manter pequenas empresas organizadas. Acompanhe!

1-Gerencie seu espaço de escritório e de arquivo

Nossa primeira dica é começar pela organização de toda a sua estrutura física, mantendo todos o seu espaço limpo e organizado.

Isso irá permitir que empreendedor tenha uma visão mais ampla de seu espaço, além de permitir a recolocação das mesas de trabalho, aproveitando o máximo de espaço possível.

Segundo o Bellevue Busines Journal, dispor o espaço de forma vertical auxilia na melhora do fluxo de trabalho e na produtividade e eficiência.

Além disso, o correto destino para o armazenamento de seus documentos também deverá ser repensado.  Sabemos como toda a papelada de documentos pode consumir o tempo de um colaborador.

Pensando nisso, os empreendedores de pequenas empresas podem buscar por realizar o armazenamento de seus documentos, em nuvem. Diminuindo a bagunça e obtendo acesso a qualquer documento de forma prática e remota.

2-Monitore o atendimento ao cliente

Os clientes fiéis são o segredo de sucesso de muita empresa. Ainda que prestar um bom atendimento demande tempo e recursos, é fundamental que uma empresa se preocupe em manter seus clientes felizes e satisfeitos.

A fim de monitorar se o atendimento ao cliente está sendo realizado de forma efetiva, as pequenas empresas podem usar diversas ferramentas que contribuem no gerenciamento de tickets de cada cliente.

Assim, é possível reduzir custos com o processo de pós-vendas, além de gerenciar todos os seus clientes de forma estratégica, melhorando tanto o seu relacionamento, como também o seu produto.

Contudo, tenha atenção! Estamos falando da automatização de sistemas e não do atendimento ao cliente. Este deverá ser o mais pessoal possível, gerando uma maior confiança. Sendo assim, opte por contratar um software que permita a colaboração de toda sua equipe de atendimento, fortalecendo a cultura de sua empresa e ganho de produtividade.

Aproveite para ler: Retenção de clientes – Como ganhar a lealdade dos seus consumidores

3-Gerencie suas notas fiscais

Independentemente do tamanho de uma empresa, compreender todos os seus relatórios financeiros é uma tarefa complexa.

Contudo, é preciso monitorá-las e fazer o seu registro de forma correta, a fim de manter o pagamento de todos os impostos e finanças em dia.

Desta maneira, é preciso montar um planejamento de execução semanal para o monitoramento de cada compra e transação semanal.

Além disso, é possível as pequenas empresas podem adotar sistemas que fazem todo o gerenciamento, mantendo todos os gastos de forma organizada.

4- Livre-se do papel

A fim de manter uma empresa organizada e funcional, o empreendedor poderá optar por reduzir a utilização de papel em sua administração.

O que isso significa?  Reduzir as dezenas de pastas com arquivos de papel, transformando em cópias digitalizadas dos documentos mais importantes ou dos recorrentemente utilizados.

Contudo, se a empresa optar por digitalizar os seus documentos, deverá adotar por uma ferramenta que possa realizar todo este trabalho de forma prática, sem que seja preciso perder muito tempo em sua realização.

Além disso, o gestor poderá subir todos estes documentos para uma nuvem e compartilhar as pastas com cada colaborador de seu time ou demais profissionais responsáveis.

Esta ação garante que as pequenas empresas tenham sua rotina de serviço mais prática e organizada, sem que seja preciso se preocupar com a necessidade de um espaço físico para o armazenamento de arquivos ou, até mesmo, com reciclagem do arquivo morto. 

5- Tenha um sistema de agendamento

Tanto o empreendedor, como o gestor e demais empreendedores podem possuir uma rotina lotada de reuniões com clientes, fornecedores, etc. Desta forma, é interessante que a empresa adote ferramentas que colaborem na utilização de seu tempo de forma eficiente.

A utilização de ferramentas que compartilha a agenda do colaborador e que permite destinar o quadro de horários de reuniões diárias é uma das maneiras mais simples de evitar confusões.

Ao adotar um sistema de agendamento, as pequenas empresas reduzem seus conflitos, tanto internos, como externos, além de conseguir atender um maior número de clientes.

Assim, evitando uma série de questões de agendamento que costumam gerar, como, por exemplo, duas reuniões no mesmo horário, dúvidas sobre disponibilidade de um colaborador, marcar reunião quando um colaborador estiver ocupado, etc.

Se você deseja ver sua pequena empresa crescer de 2020 em diante, você irá precisar organizar toda a estrutura e operação de sua empresa.

Seguir as nossas dicas poderá contribuir no aumento de sua produtividade por meio da organização de seus processos e setores.

Compartilhe conosco, em nosso campo de comentário, quais dicas para manter as pequenas empresas organizadas, você irá usar em seu negócio.

Aproveite para acessar nosso blog e aproveite para ler: Você sabe quais são os principais indicadores de endividamento de um negócio?

Deixe um Comentário

Solicite Contato

Preencha o formulário abaixo com seu nome e e-mail e solicite contato