Como manter o Controle Financeiro após a abertura da empresa?

como-manter-o-controle-financeiro-após-a-abertura-da-empresa

Não ter um bom controle financeiro pode fazer com que seu negócio esteja sempre correndo grandes riscos. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, conhecido como sua sigla IBGE, 60 % dos negócios fecham antes de completar cinco anos funcionando. 

Sendo assim, elaboramos este texto para compreender melhor sobre como manter um controle financeiro depois de abrir uma empresa. Acompanhe!

Realize projeções financeiras 

Um ponto essencial para que possua uma visão ampla sobre a situação financeira do negócio é ter uma perspectiva futura e não só conhecer o seu estado atual. Fazer uma análise sobre as oscilações do mercado e também projetar sobre o mercado é igualmente interessante.

Assim, torna-se mais simples equilibrar gastos com o faturamento e prevenir problemas que possam aparecer com o capital de giro. Ao realizar o procedimento citado, é indicado que avalie os custos de todo o ciclo operacional da empresa.

Para fazer isso, é preciso fazer um levantamento das despesas conforme cada etapa:

  • Aquisição de matéria-prima ou produtos;
  • Armazenagem e gerenciamento de estoque;
  • Fabricação;
  • Venda;
  • Pagamento;
  • Logística.

A elaboração do gerenciamento financeiro pode ser realizada por meio de planilhas ou por meio de uma ferramenta de gestão integrada, auxiliando a fazer os cálculos de forma mais ágil e simples. Assim, seu controle financeiro se torna mais eficaz.

Saiba mais também sobre Precificação de Produtos: Entenda como calcular o preço de venda

Fuja da inadimplência

A inadimplência atinge de maneira direta as empresas, que não possuem um planejamento e controle financeiro. Uma vez que um gestor não mantém em dia os pagamentos de seus fornecedores, tira o foco das ações e utiliza recursos que poderiam estar investidos em outras áreas, porém estão em atividades de recuperação de créditos.

 Assim, é necessário que o empreendedor se antecipe e tenha ações a fim de inibir ou eliminar a inadimplência.

Confira alguns exemplos a seguir para não ocorrer:

  • Oferecer descontos para pagamentos à vista; 
  • Implementar e incentivar meios de pagamento mais seguros, como o cartão de crédito;
  • Apresentar vantagens para os clientes que pagam antes da data do vencimento;
  • Manter um programa de fidelidade para clientes que estão em dia com os pagamentos.

Possua uma equipe comprometida

Também é preciso que todos os profissionais do setor financeiro estejam comprometidos com seu negócio, inclusive com as contas.

No momento em que todos estão envolvidos tanto na diminuição dos custos, quanto no gerenciamento, o time se sente como parte do todo, e tomando para si a responsabilidade para atingir bons resultados.

Assim, sempre tenha sua equipe envolvida para um melhor controle financeiro.

Faça um registro de tudo

Com a finalidade de possuir o controle financeiro do seu negócio, é primordial que registre toda a movimentação financeira e de seu capital. Esta é uma ação necessária, que contribui na documentação de todas as informações e dados de mercadorias como  também ajuda a monitorar e verificar os itens para saber se a área financeira está saudável.

Desta forma, é indicado que o gestor crie uma rotina para a área financeira da sua empresa, padronizando os procedimentos para que essa conduta tenha uma continuidade e se transforme em um hábito.

Assim, sempre que for preciso consultar algum registro para fazer projeções ou conferir como está o setor financeiro e se as saídas e as entradas estão disponíveis na ordem e de fácil entendimento.

Ter um fluxo de caixa bem detalhado ajuda ter tudo registrado, como é visto no próximo tópico.

 Controle o fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta que contribui no controle da movimentação financeira, registrando as transações da empresa em um período específico. Desta maneira, ele é um método ótimo para o acompanhamento das finanças da empresa.

Nas entradas, é realizado um detalhamento sobre as receitas com a venda de produtos e a prestação de serviços. É necessário que o registro seja realizado da maneira diária.

O registro de saídas necessita ser separada em, no mínimo, três tópicos:

  • Despesas: contas de telefone, internet, energia, água, correio, papelaria e outras;
  • Fornecedores: gastos referentes a empresas parceiras;
  • Outras despesas: empréstimos, investimentos, tributos e outros impostos.

Os dados irão auxiliar a criar uma visão completa relacionado ao resultado do período, ao fim do dia, semana ou mês.

Colocando em prática esses pontos, a maneira em que o controle financeiro da sua empresa será realizado vai otimizar e melhorar a performance do seu negócio. Caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto abordado, conte com a Contabilidade RM.

Diga sua opinião sobre o controle financeiro e se você aplicou as dicas na sua empresa.

Siga também nossas redes sociais para saber de maiores novidades.

Deixe um Comentário

Solicite Contato

Preencha o formulário abaixo com seu nome e e-mail e solicite contato