Atualmente, abrir um e-commerce é uma das principais alternativas para começar o próprio empreendimento sem sair de casa.
Muitas pessoas possuem o desejo de empreender em um negócio digital, uma vez que esse segmento possibilita uma série de vantagens.
Dessa forma, abrir um e-commerce se apresenta como uma das principais possibilidades de ganhar dinheiro de maneira remota. Você sabe o que é um e-commerce? Sabe diferenciá-lo dos demais modelos de negócio digital?
Portanto, para entender melhor do que se trata um e-commerce e como abrir um, acompanhe este artigo! Leia com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é uma e-commerce?
Um e-commerce diz respeito à um modelo de comércio que acontece no ambiente online. Ele se caracteriza por constituir todo o processo de compra e venda, só que de maneira digital.
Dessa maneira, é possível vender os seus produtos sem precisar de uma loja física. Assim como os seus clientes podem comprá-los sem ao menos de deslocar até um endereço comercial.
Para que você entenda melhor o poder por trás de um e-commerce, mais de 50 milhões de pessoas já realizaram, pelo menos uma vez na vida, alguma compra na internet.
Sendo assim, o e-commerce surge como uma ótima oportunidade de empreendimento, mesmo em momentos de crise no mercado.
Não é atoa que ele se apresenta como um dos negócios mais promissores para 2020. Com um crescimento de 18% no ano anterior, a expectativa é que o e-commerce movimente cerca de R$ 106 bilhões, de acordo com a ABComm.
No entanto, muitas pessoas ainda não sabem por onde começar quando o assunto é abrir um e-commerce. Outra dúvida bastante comum é a sua diferença quando comparado com outros modelos de negócio online.
Portanto, continue acompanhando o nosso artigo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre este assunto.
Qual a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace?
Antes de abrir o seu e-commerce, é necessário compreender quais são as suas principais diferenças com outros modelos de comércio digital.
Neste caso, os principais modelos disponíveis no mercado se apresentam como a abertura de uma loja virtual ou de um marketplace.
Desse modo, uma loja virtual se apresenta como um site ou um portal de vendas de produtos. Ou seja, ela é uma das partes mais essenciais de um e-commerce, mas não se configura como todo.
Já o marketplace é uma plataforma que possibilita que diversas empresas divulgam e comercializam os seus produtos. Ele se apresenta como uma excelente oportunidade de empreendimento, uma vez que já dispõe de uma estrutura pronta.
Enquanto isso, o e-commerce se configura como um processo de comércio mais completo. Isto é, o empreendedor define e expõe os seus produtos, estabelece uma forma de pagamento e de logística de entrega.
Agora que você já sabe o que é um e-commerce e como o diferenciar dos demais modelos de comércio online, vamos aprender quais os passos para abrir um? Acompanhe!
Como abrir um e-commerce?
Abrir um e-commerce pode ser um processo mais simples do que você imagina. Confira agora o passo a passo para começar a empreender online:
- Crie um site para o seu e-commerce;
- Escolha um servidor;
- Defina quais serão os seus produtos e faça o processo de precificação;
- Estabeleça o seu modelo de pagamento;
- Defina uma logística para entrega.
Seguindo todos esses passos, você já está pronto para começar a empreender de maneira online e gerir o seu negócio dentro da sua própria casa.
Aproveite para ler também: Como manter o Controle Financeiro após a abertura da empresa?
Ainda não está convencido nos motivos para abrir um e-commerce? Veja a seguir as principais vantagens neste modelo de negócio.
Quais as vantagens de um e-commerce?
Abrir um e-commerce pode ser um negócio bastante vantajoso para aqueles empreendedores que desejam abrir o próprio negócio.
Para que você entenda melhor os motivos que fazem com que o e-commerce apresenta números cada vez mais positivos, conheça algumas das suas vantagens:
Flexibilidade
Uma das principais vantagens de um e-commerce se apresenta na flexibilidade que ele disponibiliza para um empreendedor.
Ou seja, pela capacidade de ser administrado de casa, é possível conciliar o trabalho com outros afazeres.
Além disso, o empreendedor pode fazer o seu próprio horário, sem precisar se preocupar em sair de casa para se deslocar até um endereço comercial.
Investimento inicial
Outra vantagem de um e-commerce é a possibilidade de investir um investimento menor na hora de abrir e administrar o seu negócio.
Sendo assim, o empreendedor não precisa se preocupar com o pagamento de despesas como folha de pagamento, aluguel e demais despesas.
Possibilidade de vendas
Uma loja virtual possui maiores chances de venda do que uma loja física. Isso porque o cliente já entra no seu e-commerce interessado em algum produto.
Em uma loja física, existe todo um processo de abordar o cliente e o acompanhar em toda a jornada de compra. O que não acontece no ambiente virtual.
Além disso, é possível fazer várias vendas de maneira simultânea. O e-commerce é um processo mais dinâmico e, por isso, pode aumentar a capacidade de vendas.
E agora? Conseguiu perceber como o e-commerce pode ser bastante vantajoso para vender seus produtos sem precisar de uma loja física?
Para mais dicas para a sua empresa, acesse o nosso blog e as nossas redes sociais para acompanhar o nosso conteúdo.