Como abrir o próprio e-commerce da sua empresa

Hoje, o mundo tecnológico levou as empresas para um novo patamar de infraestrutura e de conteúdo. Logo, investir neste mercado digital é a melhor forma de ser notado atualmente.

O mercado eletrônico não tem espaço para amadorismo ou improviso. Com isso, o e-commerce entra como uma plataforma digital para divulgação de produtos e serviços de uma determinada empresa.

O e-commerce é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphone.

Essa loja virtual, como também é conhecida, é uma ferramenta popular nos dias de hoje. Logo, é válido frisar que existem outras plataformas como: marketplace, vendas nas redes sociais e até vendas por e-mail marketing.

Como abrir o próprio e-commerce

– Estude o mercado

A concorrência do mundo online é maior, logo, a empresa precisa ser inovadora e construir um bom relacionamento com cliente.

Acompanhe as ações de marketing e analise suas propostas de negócio. Isso certamente o ajudará a entender melhor com as outras empresas funcionam e qual diferencial elas oferecem.

– Defina o modelo do seu e-commerce

Com a definição do seu modelo de e-commerce, sua empresa tem uma margem de erro menor. Ou seja, você já deve ter um planejamento de como será a produção, o processo de logística e entrega e de que forma poderá se diferenciar dos demais.

– Pesquise a plataforma ideal

Sabendo o que sua empresa vai vender, para quem e como, você precisa definir uma plataforma ideal para abrir o seu e-commerce. Existem plataformas no mercado que oferecem até o mesmo serviço de blog, o que pode contribuir para o ranqueamento do seu site nos buscadores, por meio de boas práticas de SEO.

– Escolha um bom serviço de hospedagem

Seu e-commerce não ter uma estabilidade na internet, pois isso prejudica as vendas e também a experiência do usuário no seu site.

Logo, é interessante hospedar sua loja virtual em uma boa hospedagem.

– Pesquise formas de pagamentos

Receber pagamentos, é obviamente, fundamental para manter sua loja virtual operando de forma saudável. Por isso, escolha a forma que vai ser vantajosa para o seu e-commerce.

Existem três maneiras de receber pagamentos:

– Intermediadores de pagamentos

Os intermediadores são mais simples de utilizar que as outras opções (tanto do ponto de vista técnico quanto de negócios) e ajudam o lojista em duas frentes: assumem o risco de fraude e fazem adiantamento de recebíveis. Os intermediadores costumam cobrar uma taxa fixa por transação mais uma variável sobre o valor da venda.

– Gateways de pagamento

Os gateways oferecem soluções mais robustas de pagamentos e garantem conexões mais estáveis com as redes de adquirência (como Cielo e Redecard). Diferentemente dos intermediadores, cobram apenas uma taxa fixa por transação – o que torna a solução mais barata.

– Integração direta com a adquirente

Essa é a opção para lojistas mais experientes com equipes dedicadas de desenvolvimento e que entendam de segurança. Assim como com o gateway de pagamento, você tem contato direto com o adquirente e pode negociar taxas livremente. Além disso, você tem controle de toda a experiência do usuário – o que pode ser bom ou ruim.

– Invista em capacitação de pessoal

Para montar um e-commerce é necessário investir em capacitação. O empreendedor digital deve estar consciente que é necessário investimento em capacitação, tanto no que diz respeito à gestão de e-commerce quanto para colaboradores que irão controlar o sistema e marketing digital.

– Estruture um bom sistema de logística

A maioria das reclamações sobre compras realizadas em lojas virtuais são justamente em relação a falhas no prazo de entrega. Esteja certo de ter uma estrutura que possa garantir que os produtos vendidos em seu site serão entregues dentro do prazo estipulado em sua política de entregas.

– Defina sua estratégia de marketing digital

Este é um aspecto da sua loja virtual deve ser pensado logo de início, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar.

Se você pretende montar um e-commerce, não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas.

Faça um bom plano de marketing digital para a sua loja e mantenha sempre um monitoramento rígido sobre os resultados de cada ação.

Veja as principais fontes de trafego que você pode potencializar seu e-commerce:

– Conteúdo

Criar bom conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair visitantes com potencial de comprar para sua loja virtual. É um método barato e que traz bastante resultado no longo prazo.

– Redes sociais

Redes socias são um ótimo (e barato canal) para começar a construir a marca da sua loja virtual. Crie uma conta no Facebook e Twitter e comece a publicar conteúdo relevante para seus clientes. Pode postar seu conteúdo próprio ou de outros sites.

– Google Adwords

Adwords é uma ferramenta de anúncios do Google. Funciona muito bem para empresas que tem verba de marketing e podem investir nesse canal, pois geram um volume de visitantes grande e no curto prazo – essencial para gerar as primeiras vendas.

– Se preocupe com a segurança

Ao montar sua loja virtual, você deve ser preocupar com segurança por dois motivos: seus potenciais clientes se preocupam com isso e você deve proteger os dados de compra dos seus clientes.

Existem dois tipos de segurança fundamentais em todo e-commerce:

– SSL (Secure Socket Layer)

Se você possui ferramentas de cadastro ou compra na sua loja virtual, é obrigatório o uso de SSL. O SSL funciona como uma proteção para todos os dados que seus usuários inserem em formulários, assim, você impede que um invasor roube informações de cadastro de seus clientes. (Caso você aceite transações na Internet, as redes de adquirência – a Cielo, por exemplo – exigirão que você utilize um SSL.)

– Scan de Aplicação e IP

O Scan de Aplicação e IP busca vulnerabilidades no seu site que permitiriam que uma pessoa mal-intencionada consiga acessar seu banco de dados e roubar informações. Dessa forma, o Scan encontra essas falhas e as aponta para sua equipe de desenvolvimento corrigir.

– Conheça a tecnologia envolvida no e-commerce

Você não precisa se transformar em um programador para montar um e-commerce, mas deve conhecer as tecnologias disponíveis para fazer a escolha que mais se adapta ao seu projeto.

Existem diversas opções de plataformas de e-commerce que podem ser adotadas para criação de lojas virtuais a preços acessíveis até para quem está com poucos recursos para iniciar o seu projeto.

Conclusão

Se você está pensando em montar um próprio e-commerce, lembre-se que é fundamental estudar e conhecer o assunto das lojas virtuais. Como foi dito no começo do artigo, não comece algo de improviso.

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